quarta-feira, 23 de junho de 2010

Prova de Pastoreio - 3ª Etapa do Campeonato Paulista

Sábado passado, tivemos a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Pastoreio de 2010, aconteceu em Monteiro Lobato, cidade da região do Vale do Paraíba, perto de São José dos Campos.

Foi a segunda prova do Zico aqui no estado de SP. Ele foi conduzido por Maycon Moura, que é seu treinador!



O lugar é lindo!! E relativamente perto para nós! Já que normalmente as provas de pastoreio se concentram no Oeste do Estado, a mais de 400km de Campinas, essa de Monteiro foi ótima, a apenas 180km para nós.

O clima é super agradável, local excelente para a realização das provas!

O Zico fez uma prova super boa! Fiquei muito satisfeita! Evoluiu muito da sua ultima prova (na 1ª Etapa - não competimos na 2ª, pois aconteceu a 650km de Campinas... rsrs)! Fez 54 pontos! E o mais importante, foi uma prova bonita de se ver! O cachorro é bom e tá "na mão", só falta acertar detalhes!

Para quem não entende muito de pastoreio, vou tentar explicar um pouquinho sobre a pontuação. A prova de Novatos (prova do Zico) é de 60 pontos. As ovelhas são colocadas a uma distância de 150m do condutor. O cão entra com 60 pontos e vai perdendo. São divididos nos seguintes quesitos:

- Corrida: vale 20 pontos
A corrida consiste no trajeto que o cão faz ao sair de perto do condutor e chegar até o rebanho. Ela deve ser bem aberta, precisa, o cão deve chegar no rebanho sem que os animais percebam que o cão esteja chegando, para que não se movimentem antes do cão chegar no ponto certo.

- Levante: vale 10 pontos
Levante é o momento que o cão chega no rebanho e coloca ele em movimento, é o momento após o fim da corrida e antes do início da trazida.

- Trazida: 20 pontos
O rebanho deve vir em uma velocidade constante, e alinhado. Todas as ovelhas devem passar entre as cancelas que ficam no meio da pista.

- Encerra: 10 pontos
O ato de "guardar" as ovelhas no cercado. O condutor não pode encostrar nas ovelhas e nem empurrá-las com a porteira.



Abaixo o vídeo do Zico na prova, a trazida ficou um pouco prejudicada de filmagem, pois no lugar que eu estava não estava dando para ver direito... Mas da para ter uma boa noção da prova dele!



A pontuação dele foi a seguinte:
Corrida: 20
Levante: 9
Trazida: 16
Encerra: 9

Em agosto estaremos em Marília para a 4ª Etapa!!

2 comentários:

  1. Parabéns pro Zico lindo!Esse gaúcho que está encantando os paulistas!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de carteirinha deste gaucho!!!

    Fernando
    Celeiro dos Cães

    ResponderExcluir