segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Campeonato Brasileiro de Pastoreio - 2010

Após 3 semanas longe da internet volto aqui para falar do Campeonato Brasileiro de Pastoreio! Assunto não vai me faltar! Daria para eu escrever um livro se fosse falar tudo que eu senti nesses dias! Mas como eu sei que posts muito grandes são um saco (rsrs), vou dar uma boa resumida! E quem sabe vou contando mais detalhes em outros posts mais para frente!

Enfim! Do dia 15 ao dia 20 de Novembro de 2010 aconteceu o Campeonato Brasileiro de Pastoreio, em Encruzilhada do Sul - RS. Esse Campeonato é o maior evento de pastoreio da América Latina e ocorre no Rio Grande do Sul ou em São Paulo, em anos intercalados. 2010 foi o ano do RS anfitriar essa Festa!

Na Fazenda Alto das Figueiras - Sede do Campeonato Brasileiro 2010

No Pastoreio, os cães que competem no Campeonato Brasileiro, são os cães classificados durante os campeonatos regionais! Ou seja, um Campeonato de altíssimo nível!

Entre os caes classificados na Categoria Novatos Ovinos, estava o ZICO (que acho que todos os leitores desse blog já conhecem!! hehe). Meu grande objetivo do ano era estar com ele nesse Campeonato! Zico ficou entre os 4 paulistas classificados nessa categoria.



Uma grande dificuldade a parte, foi que Zico precisou de trocar de condutor! E o condutor que eu escolhi e que aceitou esse desafio, foi o Jean Cavalcante, um jovem treinador com uma enorme capacidade!! Foram apenas 20 dias de adaptação do Jean com o Zico, para uma empreitada de tanta responsabilidade como um Campeonato Brasileiro!


Jean e Zico no ponto aguardando para iniciar a prova

No rebanho ovino, foram 3 dias de provas! Sendo os dois primeiros, classificatórios para o terceiro - a grande final!
No fim do primeiro dia, Zico ficou em 2º lugar, com diferença de 2 pontos da Nina.
No segundo dia, Zico tirou um pouco a diferença e terminou em 1º lugar, com diferença de 1 ponto, também para a Nina! (Nina sempre foi uma adversária importante! Terminou o Campeonato Paulista em 2º lugar)
E na grande final, bastante mistério para saber o resultado! Mas por um pequeno erro, ficamos com o 2º lugar! Adivinhem quem ficou em 1º? rsrs Sim! A Nina! Foi um campeonato muito disputado entre os dois! Sempre juntos, disputando no ponto a ponto!


Jean com o troféu de Vice-Campeão

Para mim, foi como uma vitória!! Quando eu comprei o Zico, tinha muita vontade de colocá-lo naquele pódium, mas realmente não imaginava que isso seria possível! E sim!! Ele esteve lá!!


Zico com o troféu de Vice-Campeão

Durante as provas, soube que teríamos uma desistência de um competidor da Categoria de Bovinos, e o Zico seria o reserva a ocupar essa vaga! Total surpresa! Pois o Zico competiu em apenas 2 provas de bovinos no Campeonato Paulista! Mas já que estávamos lá, o inscrevi! Saberia que teríamos muito mais dificuldade, pois o Jean nunca tinha conduzido o Zico no rebanho bovino, e fazia muito tempo que o Zico não treinava com gado! Eu sabia que a chance de estar no pódium seria mínima! Muitos competidores de altíssimo nível competindo, e muito melhores preparados! Mas eu queria pelo menos conseguir com que ele fosse para a final! E conseguimos!!! Zico se classificou para o 3º dia das provas de boi, e terminou o Campeonato em 6º lugar no boi! Eu saí satisfeitíssima!!


Zico conduzinho o gado na prova

Primeiro ano que tenho um cão correndo as provas de pastoreio e já conseguimos um vice-campeonato!!

Apesar de não ser eu a entrar na pista, fiquei uma pilha de nervos!! Fico só imaginando quando eu começar a conduzir um cão! (sei que tem mta gente me cobrando de quando isso vai acontecer... hehe mas prometo que será o mais breve possível!!)

Queria agradecer a duas pessoas em especial (na verdade queria agradecer a várias, mas vou fazendo isso aos poucos): Jean e Thorbes! Jean por ter aceitado o desafio de conduzir o Zico com tanto pouco tempo para adaptação e ter conseguido um maravilhoso Vice-Campeonato, e ao Thorbes, meu amigo, por ser criador do Zico e por ter confiado a mim a posse desse menino tão especial!


Eu e Zico com Jean e Thorbes - pessoas super importantes para mim!!

Já estou achando o post longo demais e vou parar por aqui! Mas tenho muito mais coisa para contar sobre todos esses dias de muito pastoreio! Vou escrevendo um pouco a cada dia!!

Mas só queria já deixar escrito por aqui! O Campeonato é MUITO, MUITO, MUITO bom!! Quem tiver a oportunidade de ir, que seja para assistir apenas, VÁ!!! Vale muito a pena! Aprende-se muito, diverte-se bastante!!
Em 2011 é a vez de ser em São Paulo! Então paulistas, vão se preparando para ir no ano que vem!! É sempre na semana do dia 15 de novembro!

6 comentários:

  1. Cá, parabéns pelas conquistas com o Zico! E tamanho do post non importa quando ele é interessante ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Camila, além do que ele é lindo!

    ResponderExcluir
  3. Camila. Parabéns pela conquista. É o resultado de grande dedicação, profissionalismo e paixão.
    Bjs Zara e Carmem

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Cáaaa!!! Vc sabe o quanto eu torci para esse rapaz! Ano que vem farei de tuuudo para estar ai em SP assistindo!
    Super Zico!!

    ResponderExcluir
  5. Olá minha amiga,
    De minha parte somente satisfação. Quando vendi o Zico, sabia que estava vendendo um bonito cão e além de tudo, muito bom no pastoreio. Minha criação é pequena, e queria vender um cão bom, porque vi muitas pessoas comprando gato por lebre no pastoreio e caindo fora por isso, com a ilusão de que havia comprado algo bom, custo elevado e descepção. A imagem de um canil está na qualidade do que vende, e na satisfação do cliente, principalmente quando o cão é de pastorei e iniciado nele, a responsabilidade se torna maior ainda.
    Tem muitos proprietarios e criadores do pastoreio, que querem participar de um brasileiro. subir naquele podium então, é privilégio para poucos. Parabéns a você, Zico e Jean por alcançarem o objetivo, e com um cão de minha criação! Quer melhor coisa que isso?? hehe
    bjs,

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!! Vc conseguiu e ainda tem muito campeonato pela frente, né?

    O que aconteceu com o Maycon!!!

    ResponderExcluir