Eu e o Gui no local das provas
Chegamos lá umas 8 e pouco, um pouquinho antes do início das provas. O dia estava favorável, pois estava nublado, sem muito sol.Tivemos o início com as provas Open, que é a categoria mais avançada, por ser o dia da Final das Ovelhas, seria uma prova Double Lift. Nessa prova, 2 rebanhos com 10 ovelhas são colocados, a 350m de distância do condutor, como se fossem em extremidades opostas de um "Y". O cachorro tem q buscar o primeiro, depois voltar para buscar o segundo. Fazer o "drive", depois apartar 5 ovelhas que estavam com o colar, e coloca-las na encera. (deu uma explicação ultra resumida, pq a prova é mto complexa). Depois, mais duas outras provas, a "Ranch" e a "Novatos".
Preparando para fazer o "drive"
Não é a primeira prova de pastoreio que eu vou assistir, mas o Fê e o Dé estavam comigo e estavam assistindo uma pela primeira vez. O que mais impressiona é a distância que esses cachorros trabalham, e com tanta precisão. Acho que isso é uma das coisas que mais impressionam quando se vê pela primeira vez. O cachorro vira uma formiguinha na imensidão, e ainda sim atento aos comandos do dono.
O cachorro parece uma formiguinha!
É algo realmente lindo de se ver!! Acho que quem gosta de Border Collie, mesmo que seja para qualquer função, deve ir assistir a uma prova, ou mesmo um trabalho no campo dos Borders excercendo a sua função original. Eu, que sou fascinada, me emociono, e muito!!!
O momento mais emocionante, o final da prova, depois da "encerra"!
O ambiente de prova é algo ultra agradável!! Sempre fui muito bem recebida por todos! Não me vejo competindo, pois realmente não tenho tempo para treinar meus cães, nem tempo, nem técnica suficiente, mas pretendo sim, continuar prestigiando esses eventos!
Uma sombrinha pra aguentar o calor
Uma coisa muito interessante é o silêncio! Os cães não ficam desesperados latindo nas caixas (até porque não podem!), os cães ficam bem perto da nossa barraca, mas não incomodam nada... Mesmos eles querendo muito ir trabalhar, parece que "tem consiência" que não adianta, que não é a sua vez... Acho essa uma grande diferença para uma prova de agility. Em que sempre volto para casa com dor de cabeça de ficar ouvindo dezenas de cães latindo o dia todo (não estou criticando os cães de agility, até porque minha cadela late na caixa).
Durante o processo de aparte - apenas as 5 ovelhas com colar devem ficar no círculo
Border Collie é sem dúvida um dos cães mais incriveis que existe (minha opinião, ÓBVIO! rsrs). E o pastoreio é uma atividade fascinante, incrível, praticamente inenarrável, só vendo ao vivo mesmo para entender a emoção e a complexidade do trabalho.
Depois de um maravilhoso dia, pegamos mais quase 500km de estrada, e chegamos em casa lá pelas 23:00.
Foi cansativo? Foi! Mas VALEU MUITO A PENA!!! Foi muito bom rever amigos, conhecer pessoas que só falava pela internet, conhecer cães que eu não conhecia, efim, foi muito bom! Nada que uma boa noite de sono não recarregue as baterias... rsrs
Queria poder ficar mais dias... mas infelizmente não poderia perder tantos dias de trabalho...
Vc não sabe a emoção que dá ler isso. Parabéns, me fez sentir com um pézinho lá e com muita vontade de ir.
ResponderExcluirBju
Lis
Oi Camila
ResponderExcluirVi prova de pastoreio no mesmo lugar que vc, na fazenda do Baungarten né?
É demais pra quem gosta de Bcs.
To querendo levar uns Bcs pras ovelhas, p ver como se portam, uns novos e outros que ja faziam pastoreio, vamos marcar p eu ir um dia na tua chacará?
Parabens pela matéria
bjão
Que legal que vocês foram Camila! Também já fui e esse pessoal do pastoreio é tão simpático que dá até saudade das provas. Realmente o clima é muito agradável! E os cães trabalhando muito bonito de se ver.
ResponderExcluirLeo chegou a competir com a Belizza...
Beijos!
ôooo novidade acordar 3 da manha e dirigir 500km!!! hahhahahah
ResponderExcluirte amo horrorosa!!!
Show de bola Camila, e parabéns pelo relato!! Olha só, esse ano ai em SP terá uma etapa da Appas na cidade de Monteiro Lobato, acho que não é longe de vcs, né??
ResponderExcluirbjs,
Thorbes